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A viagem dos Seus Sonhos tem 10% de chance de dar errado

A viagem dos Seus Sonhos tem 10% de chance de dar errado

Segundo os dados publicados pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil – em seu site, Cerca de 10% dos voos registrados por esta empresa reguladora sofrem atrasos e cancelamentos.

Abaixo estão os números de voos pontuais (ou com poucos minutos de atraso) que partiram do Brasil, atrasados por mais de 30 minutos, atrasados por mais de 60 minutos e cancelados das 10 empresas aéreas que possuem maior atuação no Brasil:

 

Empresa Aérea A tempo Atraso
+30 min.
Atraso
+60 min.
Cancelado % Cancelamento
Azul 59734 123823 7726 39863 17,25%
GOL 166313 21046 7593 14392 6,87%
LATAM 148410 25465 10091 12263 6,25%
Avianca 44637 23566 4091 3589 4,73%
Passaredo 9864 1770 1032 1666 11,62%
Copa Airlines 12425 115 290 60 0,47%
American Airlines 8171 385 1052 198 2,02%
Aerolíneas Argentinas 8896 93 140 310 3,28%
TAP Portugal 4910 288 172 410 7,09%
United Airlines 3511 130 311 81 2,01%
TOTAL 466871 196681 32498 72832 9,47%

Destaca-se que a ANAC entende por voo atrasado por mais de 60 minutos não somente aquele voo que se atrasa até o limite de duas horas. Ou seja, nesta categoria estão incluídos todos os voos com atraso superior a uma hora, sem limite de tempo para este atraso.

De outra forma, conforme os gráficos a seguir, é possível visualizar melhor estes números apresentados:

Por último, é preciso destacar que o passageiro que suportou os danos causados por um atraso ou cancelamento de voo deve sempre exigir o respeito aos seus direitos e a consequente indenização pelos prejuízos sofridos. Para tanto, é necessário que o viajante procure um meio legítimo de reivindicar estes direitos e sua compensação, como o serviço oferecido pela Liberfly. O que realmente fará a diferença na maneira de as empresas aéreas atuarem no mercado é a atitude do consumidor ao mostrar à companhia a sua insatisfação com o serviço de transporte hoje colocado à sua disposição e que não suportará os prejuízos causados por esta má prestação de serviço. Dessa forma, não restará outra alternativa para aquelas empresas senão melhorar o transporte aéreo e finalmente entregar ao viajante toda a qualidade prometida no momento da contratação do serviço.