Liberfly | Overbooking: O que é e o que fazer quando acontece? | Blog

Overbooking: O que é e o que fazer quando acontece?

Overbooking: O que é e o que fazer quando acontece?

Um voo cancelado do nada. Você chegou com antecedência, fez o check-in, esperou a fila e, na hora de embarcar, foi impedido por conta do overbooking. Quê? Como assim, o que é overbooking?

Overbooking significa voo lotado, ou seja, é quando a companhia aérea vende mais passagens do que pode oferecer. É uma prática comum, porém abusiva e vai contra o Código de Defesa do Consumidor. Ela é um pretexto para que a empresa evite voar com assentos vazios, pois conta com a desistência de alguns passageiros.

Procedimentos quando acontece overbooking

O Overbooking é, provavelmente, o tipo de cancelamento de voo mais irresponsável que uma companhia aérea pode proporcionar. Os procedimentos para reduzir o seu desgaste são os mesmos que em atrasos de voo. Ou seja, a companhia aérea deve te oferecer comunicação, alimentação e hospedagem, caso seja realocado num voo para o dia seguinte.

Veja a matéria sobre seus direitos em caso de cancelamento, atraso e overbooking

Se isso não acontecer, vá até o atendimento da Anac e notifique o seu problema. Mesmo que os serviços oferecidos pela empresa em casos de overbooking sejam efetuados, isso não exime que a companhia aérea pague sua indenização.

Registre os documentos da viagem com fotos e guarde as notas fiscais dos seus gastos no aeroporto. Abra uma reclamação com a LiberFly, nos envie as provas do overbooking e aguarde sua indenização!