Extravio de bagagem

Sofreu um extravio de bagagem na sua última viagem? Saiba como a Liberfly pode te ajudar a reivindicar sua indenização!

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Bagagem extraviada ou danificada

Extravio e dano em bagagem são dois dos piores pesadelos dos viajantes. O primeiro passo é fazer o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) no guichê da companhia aérea em até 7 dias após o embarque/desembarque. Conforme as leis da Anac, sua bagagem deve chegar em até 21 dias (em casos de voos internacionais) ou 30 dias (em casos de voos nacionais). Após esse prazo, é considerado extravio definitivo. Você tem direito a indenização em todos os casos de bagagem extraviada ou danificada.

Bagagem extraviada
Bagagem extraviada

Direitos à compensação

Além desta indenização, você tem direito à compensação de despesas emergenciais durante o período que você estiver sem seus pertences (desde que esteja fora do seu domicílio). O pagamento desses custos (o limite do valor diário fica a cargo de cada empresa) deve ser feito no prazo de até 7 dias, contados a partir da apresentação dos comprovantes de compra. Certifique-se de guardar os comprovantes!

Tipos de extravios

Veja as causas mais frequentes de extravios de babagem!

Extravio por companhia estrangeira

Se você estiver voando com uma companhia aérea estrangeira, é importante saber que não será indenizado de acordo com as normas do Código de Defesa do Consumidor em caso de bagagem extraviada. Afinal de contas, a legislação brasileira não tem abrangência para regular a situação. Eles deverão ser regulados pelas convenções internacionais que tratam de regras sobre transporte aéreo internacional. Vale ressaltar que, no exterior, as indenizações a passageiros por danos materiais e morais podem ser limitadas. Diferente do que acontece no Brasil.

Bagagem extraviada
Se você teve problema de voo nos últimos 5 anos, você também pode ser indenizado, não perca tempo!
Bagagem extraviada

Conexões de voo

É a mais comum de todas as causas possíveis. A chance aumenta se houver pouco tempo de conexão, pois as companhias aéreas fazem de tudo para evitar atrasos nos voos, e isso pode ocasionar até em deixar bagagens dos passageiros para trás, se necessário. Outra situação é quando são linhas aéreas diferentes, em que pode ocorrer falha de comunicação entre elas. Porém lembre-se, não quer dizer que só de serem companhias aéreas diferentes ou tempo curto de conexão, que haverá extravio de bagagem. Esses são simplesmente cenários mais propensos a este erro, que, por sua vez, é uma exceção à regra.

Furto

Uma das possíveis causas é o furto, que é basicamente, quando pegam algo sem a pessoa nem perceber. No aeroporto, uma possibilidade de furto de bagagem é no momento em que a mala do passageiro está na esteira, ou em outra área. Neste caso além do RIB, faça um boletim de ocorrência na delegacia, mencionando a empresa aérea, o número do voo e todos os dados possíveis.

Bagagem extraviada
Bagagem extraviada

Falha da companhia aérea

Outra causa comum é a falha da companhia aérea ou da empresa terceirizada com problemas na logística do transporte da bagagem que pode acontecer por uma grande quantidade de volumes de malas ao mesmo tempo ou até um simples erro humano, que em algum trecho do caminho das bagagens entre o check-in e a colocação da bagagem na esteira a bagagem se perca.