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PROBLEMA

RESOLVIDO

Copyright © 2019 | LIBERFLY

A LiberFly é uma startup que media soluções entre passageiros e companhias aéreas. Fundada em 2016, buscamos proteger o passageiro amparados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Código de Defesa do Consumidor.

Overbooking significa voo lotado, ou seja, é quando a companhia aérea vende mais passagens do que pode oferecer. Também conhecido como preterição de embarque, o overbooking é uma prática comum, porém abusiva e vai contra o Código de Defesa do Consumidor. Ela é um pretexto para que a empresa evite voar com assentos vazios, pois conta com a desistência de alguns passageiros.

 

A companhia aérea te deu uma desculpa como peso da aeronave, compartimento de carga cheio ou encerramento (antecipado) do embarque? Esses casos podem até acontecer, mas são raríssimos. Porém, é muito difícil uma empresa admitir que está realizando overbooking com seu cliente. Por isso, fique esperto quando você for impedido de viajar!

Existem algumas formas de não ser o ‘’escolhido’’ para ficar de fora do voo. Entretanto, se acontecer de fato, saiba como agir e quais são os seus direitos!

 

Caso mais comum de acontecer overbooking

 

Mala feita, mochila nas costas e chegada pontual ao aeroporto. Você está até adiantado quando vai fazer o check-in. Na hora de entrar no avião chega a má notícia: você não poderá embarcar. Algum funcionário da companhia aérea te dá a desculpa de que você demorou a embarcar, porém o embarque foi antecipado.

 

A companhia aérea também pode te dizer que o compartimento de carga está cheio. A aeronave também pode estar pesada demais. Desconfie! É aí que acontece o overbooking.

 

O overbooking ocorre quando companhias aéreas vendem passagens além da capacidade da aeronave. Dessa maneira, elas não decolam com poltronas vazias caso algum passageiro perca o voo ou desista. A desistência chega a 10%, ocorrendo o no-show. Dessa forma, é mais comum que o overbooking não aconteça. Porém, os casos mais recorrentes de preterição no embarque são em voos internacionais ou em conexões.

Veja o texto sobre a pontualidade das companhias aéreas no Linkedin!

 

Outras situações que levam ao overbooking

 

Outros tipos de situações também provocam o overbooking. Em geral, atrasos e cancelamento geram efeitos em outros voos e aeroportos, causando, eventualmente, o overbooking de alguns passageiros

 

Conexões e efeito cascata

Um cancelamento ou atraso num voo que tem conexão pode ocasionar no overbooking. Se, por exemplo, você tem uma conexão no Rio de Janeiro e seu voo de partida sofreu atraso. Ao chegar na capital carioca atrasado, terá perdido sua conexão. É quando a companhia aérea faz sua realocação em outro voo que vai para seu destino. Entretanto, se todas as passagens já foram vendidas, outra pessoa desta aeronave sofrerá overbooking.

 

Troca de aeronave

Se você deu a “sorte” de ter sua aeronave trocada por algum reparo técnico, seu voo sofrerá algum atraso. Como se isso não bastasse, ainda pode sofrer overbooking. Isso se dá quando o avião substituto é menor, tendo menos assentos disponíveis.

 

Cancelamento, atraso e realocação

O overbooking está relacionado, muitas vezes, com atrasos e cancelamentos. Os efeitos desses problemas aéreos propagam-se para outros voos. Assim como na maioria dos estabelecimentos, clientes idosos e mães com crianças de colo têm prioridade na realocação. A transferência obrigatória dos passageiros desses voos gera overbooking se a outra aeronave tiver com todas as passagens vendidas.

 

Veja o que fazer quando ocorre um cancelamento de vo

 

Quais são os meus direitos?

 

Os procedimentos para reduzir o seu desgaste são os mesmos que em atrasos de voo. Ou seja, a companhia aérea deve te oferecer comunicação, alimentação e hospedagem, caso seja realocado num voo para o dia seguinte. Entretanto, a prestação destes serviços não exime seu direito à indenização.

 

O passageiro também tem direito a realocação em voos de outras companhias para o mesmo trecho ou destino. O cliente também pode remarcar sua viagem para outra data ou horário que desejar.

Nos casos em que a família viaja junto, todos devem ser realocados para o mesmo avião ou receber a mesma indenização.

 

É comum que a empresa ofereça ao passageiro alguma compensação em troca da desistência voluntária do voo. Em casos onde a companhia aérea tenha que realocar algum idoso ou gestante, é oferecido ao “dono do assento” compensações como: hospedagem em hotéis, passagens extras, milhas e dinheiro.

Se a companhia aérea não prestou estes serviços, guarde todas as notas fiscais de seus gastos além da sua passagem. Portanto, isso tudo servirá como prova.

 

Veja a matéria sobre seus direitos em caso de cancelamento, atraso e overbooking

Como evitar

É difícil evitar o overbooking, pois o passageiro é sempre pego de surpresa. Porém, existem algumas precauções que você pode tomar para diminuir as chances desse problema ocorrer.

 

Confirmar com antecedência

Confirme se seu voo teve alteração no site da companhia aérea, pelo menos, com um dia de antecedência. Se seu voo teve o horário alterado ou se mudaram a aeronave, você terá tempo ao invés de resolver em cima da hora.

 

Check-in 

Faça o check-in pela internet quando estiver disponível. Algumas empresas liberam com 72 horas de antecedência. Isso evita que você perca tempo fazendo o check-in no aeroporto e seja o “escolhido” para ficar de fora.

 

Pontualidade

Chegue com antecedência no aeroporto. Pontualidade é essencial para que você evite ao máximo todos os problemas aéreos. Para voos domésticos, o passageiro deve chegar com até 30 minutos antes do horário de embarque. Para voos internacionais, o cliente deve chegar com 1 hora de antecedência

 

De olho no painel

Sempre fique de olho no painel! Não se distraia no celular ou lendo uma revista: os voos podem se alterar e mudar o local de embarque e horário a todo momento! Além disso, a companhia aérea pode se utilizar disso para dizer que o embarque já se encerrou

 

O que fazer caso aconteça

 

O Overbooking é, provavelmente, o tipo de cancelamento de voo mais irresponsável que uma companhia aérea pode proporcionar. Os procedimentos para reduzir o seu desgaste são os mesmos que em atrasos de voo. Ou seja, a companhia aérea deve te oferecer comunicação, alimentação e hospedagem, caso seja realocado num voo para o dia seguinte.

Se isso não acontecer, vá até o atendimento da Anac e notifique o seu problema. Mesmo que os serviços oferecidos pela empresa em casos de overbooking sejam efetuados, isso não exime que a companhia aérea pague sua indenização.

Registre os documentos da viagem com fotos e guarde as notas fiscais dos seus gastos no aeroporto. Abra uma reclamação com a LiberFly, nos envie as provas do overbooking e aguarde sua indenização!

 

Indenização

 

O overbooking é uma prática abusiva das companhias aéreas. Todo o transtorno gerado na vida do cliente é de responsabilidade da empresa, seja material ou moral. Independente da prestação de serviços reparadores, a companhia aérea tem que indenizar o cliente pelo ocorrido. O direito dos passageiros está resguardado na resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

As indenizações em casos de overbooking vão, em média, de R$ 2.000,00 a R$ 6.000,00. Esse valor se altera dependendo do dano causado ao passageiro. Se ele perdeu uma conexão ou uma reunião importante, por exemplo.

 

LiberFly

 

Entendemos que o overbooking é uma das maiores irresponsabilidades que uma companhia aérea pode fazer com seu cliente. Esse desrespeito acarreta estresse para uma viagem que seria para relaxar. Ele faz você transparecer falta de compromisso em uma reunião importante. Por isso, recorra a um time de especialistas na solução do seu problema! A LiberFly está pronta para te atender e garantir o melhor atendimento, com agilidade, sem burocracia e de graça. Fale conosco!