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PROBLEMA

RESOLVIDO

Copyright © 2019 | LIBERFLY

A LiberFly é uma startup que media soluções entre passageiros e companhias aéreas. Fundada em 2016, buscamos proteger o passageiro amparados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Código de Defesa do Consumidor.

Voo atrasado

São vários os motivos que fazem o voo atrasar: condições climáticas, manutenção da aeronave e espera da conexão são alguns exemplos. Se a aeronave chegou no destino 4 horas mais tarde, você tem direito a indenização. A companhia aérea deve prestar assistência material enquanto você espera o embarque. Caso a empresa tenha negado assistência material, você também tem direito a compensação financeira.

Que um voo atrasado gera uma baita dor de cabeça, isso ninguém duvida. Ganha-se a fome, o ócio, perde-se a paciência e, na pior das hipóteses, a conexão. Todo o planejamento da viagem vai por água abaixo. Mas trata-se de uma companhia aérea, que lida com horário, responsabilidade e, o mais fundamental, com pessoas e seus compromissos.

Se nas relações pessoais cobramos a pontualidade como norma de etiqueta, nas relações com companhias aéreas essa norma se aplica em forma de direitos resguardados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O atraso de voo no embarque gera transtornos na vida pessoal e profissional do passageiro. Acarreta em perdas de conexões e consequência em outros aeroportos.

 

Nós vamos te mostrar como agir nesses casos. Confira as causas, os seus direitos e como evitar um atraso de voo a seguir!

 

Motivos para acontecer atraso de voo

 

Condições climáticas

Estava sol a semana inteira e, logo no dia da sua viagem, a tempestade chegou? Você não será o primeiro nem o ultimo a passar por isso. Os aviões são impedidos de decolarem quando há névoa, chuva forte e pista molhada. Os transtornos gerados pelo tempo também influenciam aeroportos onde as condições para voo estão perfeitas, causando atrasos e cancelamentos em mais de uma cidade.

 

Manutenção da aeronave

A manutenção não programada da aeronave pode gerar atrasos. Seja por consertos de ultima hora ou por colisão com pássaros, o avião precisa de reparos em terra. Se essa manutenção for demorada, a companhia aérea transfere seus passageiros para outra aeronave. Essa troca, que também muda o local de embarque, atrasa ainda mais o embarque dos passageiros.

 

Espera da conexão

Um voo atrasado pode acarretar numa sucessão de voos atrasados. É o que acontece quando um passageiro desembarca atrasado para pegar sua conexão. Os tripulantes têm que esperar o passageiro embarcar quando não é possível sua realocação em outra aeronave. Essa espera não pode passar de 1 hora.

 

Passageiros atrasados

Ninguém gosta de esperar, então não seja a pessoa que impediu o avião de decolar no horário! Passageiros atrasados também atrasam os voos e provavelmente outros voos. Esse atrasado, como falado acima, pode acarretar na perda de conexão de outros passageiros! Assim como na espera da conexão, o avião espera o embarque do cliente em até 1 hora.

 

Mal súbito do passageiro ou tripulação

Saúde em primeiro lugar! Quando há um passageiro ou tripulante com problemas de saúde ou mal súbito, o piloto é obrigado a pousar o avião no aeroporto mais próximo.

 

Fiscalização

Com as fiscalizações cada vez mais rígidas, é comum que isso atrase os voos com maior quantidade de passageiros. O raio-x é realizado após o check-in e, se suspeitarem de algum objeto incomum, o usuário tem que tirar alguns acessórios para a revista. Eventualmente, esse processo atrasa o voo. Por isso, sempre faça o check-in com antecedência.

 

Voo lotado

O desembarque de um voo cheio pode atrasar seu voo. Isso acontece quando o horário de desembarque da aeronave é próximo ao embarque de outro voo.

 

Intenso tráfego aéreo

A intensidade do tráfego aéreo influencia na decolagem e pouso das aeronaves. Próximo das férias e feriados, os aeroportos tendem a ficarem cheios. Portanto, quanto mais passageiros, mais aeronaves voando. Se for viajar nessas épocas, tenha paciência! O intenso tráfego aéreo proporciona atrasos nos voos. Os aviões têm que ficar esperando para pousar ou decolar.

Veja os seus direitos quando acontece um cancelamento de voo

 

Como evitar o atraso de voo

 

O atraso de voo parece inevitável, mas há algumas medidas a tomar que diminuem as chances de isso acontecer. Confira o que você pode fazer para evitar que esse problema aconteça!

 

Chegue com antecedência no aeroporto!

Você não quer que seu voo atrase e nem que alguém provoque isso, certo? Então chegue com antecedência ao aeroporto, faça o check-in com tranquilidade e aguarde para embarcar. Assim você evita o estresse de sair desesperado de casa com medo de perder o voo e impedir a aeronave de decolar. Lembre-se: o piloto vai esperar por você, no máximo, 1 hora. Não dê sopa para o azar!

 

Confirmação no site

Durante a semana da viagem, principalmente na noite anterior, confira no site da companhia se o horário do seu voo não se alterou. Essas precauções evitam surpresas na hora do check-in e embarque.

 

E-mail

Verifique seu e-mail para se atualizar sobre seu voo. A confirmação através do site pode estar correta, porém imprevistos acontecem e tudo pode mudar de ultima hora. Portanto, antes de chegar ao aeroporto, acessa sua caixa de entrada para conferir se existe algum recado da companhia aérea.

 

De olho no painel!

Você chegou com antecedência ao aeroporto. Conferiu no site da companhia e no e-mail sobre seu voo. Realizou o check-in e esperou sentado no melhor lugar do portão de embarque. Porém, distraído no celular, não ficou de olho no painel. Erro grave! O horário e o portão de embarque dos voos podem mudar a qualquer hora. Por isso, fique sempre de frente para um painel para vigiar se está tudo certo com seu voo.

 

Voos no feriado

As férias e feriados costumam lotar os aeroportos. Como se não bastasse o intenso tráfego aéreo para atrasar seu voo, ainda tem um aeroporto lotado para enfrentar. Evite ao máximo viajar na véspera e durante o feriado. Voos noturnos são mais passíveis de atrasos nesses casos. Junte isso ao mau tempo e pronto: vai esperar muito tempo sentado (se der sorte!). Portanto, procure passagens antes das vésperas dessas datas. Fique atento também se no seu destino há algum feriado para o dia da viagem. Afinal, precaução nunca é demais.

 

Histórico das companhias aéreas

Pesquisar o histórico da companhia aérea é importante para que você evite problemas aéreos. O preço da passagem pesa muito na hora da compra. Porém, em casos de reuniões importantes e compromissos com horários apertados, é melhor buscar uma companhia que atenda com mais frequência ao Código de Defesa do Consumidor e as leis da Anac.

Estima-se que, traçando uma média da companhia aérea que mais cancelou voos ano passado, 17% (32.863 aviões não decolaram), no mínimo 2 milhões de passageiros foram lesados.

 

Como evitar a perda de conexão

 

Obviamente, escolher voos diretos para o destino são uma boa maneira de evitar esse problema. Porém, o preço ou a distância impedem a escolha desta opção. Portanto, escolha voos com um intervalo maior, entre 2 e 4 horas. Fique esperto com a época do ano que você vai viajar, pois isso influencia na escala também. Se for em alta temporada, faça intervalos maiores. É desgastante ficar muito tempo viajando e esperando o voo, mas é menos desgastante do que lidar com as consequências desses problemas aéreos durante a viagem!

 

Dados sobre voo atrasado

 

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no Brasil, apenas 62% das aeronaves decolam no horário marcado. Ou seja, 29% dos aviões saem dos aeroportos com mais de 30 minutos de atraso. Desses voos atrasados, em 9% o atraso supera 60 minutos. Portanto, é mais provável que o voo seja cancelado (9%) do que tenha um atraso superior a 1 hora.

Leia mais sobre a pontualidade das companhias aéreas que atuam no Brasil!

 

Atraso de voo: direitos

 

A companhia aérea deve prestar serviços respectivos ao tempo de espera do passageiro. Caso o atraso de voo seja de 1 hora, deve-se disponibilizar comunicação. Se passar de 2 horas, a empresa deve garantir a alimentação do usuário. A partir de 4 horas, se for desejo do cliente, deve-se garantir hospedagem e transporte até a acomodação.

 

Voo atrasado: Indenização

Se a empresa aérea não prestar os serviços reparadores, garanta seus direitos guardando todos as suas notas fiscais de despesas e provas do ocorrido e conte conosco para resolver o seu problema. As indenizações são aceitas mesmo mediante a prestação de serviço reparatória da empresa. As situações de atraso de voo geram compensação financeira de R$ 2.000 a R$ 6.000. Se o passageiro perder a conexão, os valores chegam a R$ 8.000!